No dia 11 de Julho (quarta-feira) de 2018 às 08:00 horas da manhã no CTT – Centro tecnológico de Treinamento foi realizado capacitação/treinamento inicial para os entrevistadores (Agentes Comunitários de Saúde) indicados pela Prefeitura de Iturama/MG, para realizar o levantamento diagnóstico e sócio econômico do município em parceria com a empresa Geoline Engenharia. Estiveram presentes Agentes Comunitários de Saúde, Wânia Mendes (Referência Técnica PSE), Rosimar Dame (coordenadora de campo no Município de Iturama) e Marina Pimenta (coordenadora do projeto na Geoline Engenharia).

O diagnóstico socioeconômico é uma importante ferramenta de análise para a elaboração de planos e projetos em diversas áreas, tem como objetivo construir uma gestão pública e participativa, que traduza nas suas ações o sentimento da população.

A principal função de um diagnóstico é identificar os pontos de conflitos e as potencialidades na área de abrangência do município. Essas informações servirão de base para a formulação de ações correspondentes e adequadas a cada local e situação.

Portanto, a partir desse levantamento de dados e da preocupação em atender os interesses da população foi lançado o “PROJETO CIDADE 100% ITURAMA” que irá promover melhorias nos eixos de análise, sendo: saúde, assistência social, educação, empregabilidade e habitabilidade/acessibilidade. Tal projeto visa discutir aspectos sobre diagnóstico sócio econômico que irá subsidiar ações de planejamento e intervenções no município que venham de encontro com a atuação do agente comunitário de saúde da Prefeitura de Iturama/Minas Gerais.

Todos os gestorespúblicos estão apoiando essa iniciativa, pois ela irá trazer inúmeros benefícios para os moradores, além de trazer desenvolvimento para o município. Segundo eles, o projeto incluirá a participação popular no processo democrático do município, e será possível ter mais acesso a realidade local através de um censo demográfico que procurara ouvir representantes de todas as residências da cidade.

Vale destacar que a empresa Geoline Engenharia está preparada para realizar o trabalho com as condições técnicas e equipe de suporte, pois é uma empresa há mais de 20 anos no mercado e que possui uma equipe multidisciplinar para desenvolver todo o projeto. Além disso a Empresa Geoline Engenharia, já acreditando no sucesso desse projeto e utiliza tecnologia de ponta para o desenvolvimento do trabalho, além de prezar pelo respeito e valorização dos relacionamentos e do capital humano, melhoria contínua, visão de futuro e orientação ao aprendizado constante são os princípios que constituem a marca do grupo e traduzem os resultados de excelência para nossos clientes.

Por fim, no atual estágio em que vivemos, em que se tenta transformar o poder público num instrumento eficiente para o exercício e realização da cidadania, a participação popular se faz, mais do que um direito, uma obrigação constitucional, no acompanhamento dos atos da administração pública. Por vivermos num Estado Democrático de Direito, acreditamos que a participação do cidadão é a única forma de desvencilharmo-nos da tendência à centralização e à elitização que caracteriza a condução das políticas públicas nos estados e municípios brasileiros, e neste projeto os moradores tiveram a oportunidade de dar sua contribuição e falar o que pode contribuir para melhorias do município de Iturama/MG.