Revisão do Plano Diretor e Elaboração da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo – LPUOS

SANTANA DO PARAÍSO - MG

Sobre o processo de Revisão do Plano Diretor e elaboração da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo – LUPOS

A Prefeitura de Santana do Paraíso firmou contrato de prestação de serviços com a empresa Geoline Engenharia para promover a revisão do Plano Diretor e Elaboração da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo em setembro de 2023.

 

Previsto em lei, a revisão do Plano Diretor é uma obrigação prevista no Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001) que determina que os planos diretores devem ser revistados há cada dez anos. O atual Plano Diretor de Santana do Paraíso (Lei Municipal nº 359 de 02 de outubro de 2006) foi elaborado em 2006, ou seja, possui cerca de 17 anos e ser revisto com urgência, pois, essa ausência de revisão pode trazer vários prejuízos para o município no âmbito do Planejamento Urbano.

 

Em Santana do Paraíso, a preocupação com o Planejamento Urbano é uma responsabilidade compartilhada pela sociedade civil e com o poder público. Por isso, vamos estabelecer ações que vão contribuir com o desenvolvimento da cidade para atender a população atual e as gerações futuras, pois, irá orientar o desenvolvimento da cidade para, no mínimo, os próximos 10 anos.

 

DA NECESSIDADE DE REVISÃO:

  • Necessidade de incorporar ao Plano Diretor as leis que lhe são posteriores: tais como as leis federais nº 11.977/2009, nº 12.608/2012 e nº 12.587/2012, que, respectivamente, dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana;
  • Reparação de eventual reparação da legislação estadual e municipal;
  • Revisão do zoneamento;
  • Definir o parâmetro das áreas consolidadas e áreas de expansão;
  • Trazer uma nova visão para as questões ambientais e urbanas;
  • Definir as diretrizes, com as respectivas estratégias e metas, e os instrumentos de política urbana necessários ao pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade de Santana do Paraíso e da propriedade.

Considerar os planos municipais afins às políticas urbanas, tais como o Plano Municipal de Regularização Fundiária, o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, o Plano Municipal de Saneamento, e planos voltados para as questões ambientais, se houver;

PARTICIPAÇÃO:

A participação popular no processo de planejamento é um caminho irreversível e encontra em Santana do Paraíso uma pluralidade de situações quanto a gestão do território. Tal trabalho será pautados pela visão contemporânea de que em um processo de planejamento deve ocorrer de modo a disseminar as informações reunidas e elaboradas no decorrer dos trabalhos e ainda fomentar a participação dos diversos atores sociais, contribuindo assim para a evolução do aprendizado social em torno do planejamento das cidades, aprimoramento da percepção dos processos urbanos em curso, a partir do incorporação das diversas visões acerca desse processo, e, consequentemente, para o monitoramento das proposições pactuadas.

semana de audiências públicas

Durante a semana de audiências públicas em Santana do Paraíso, vivenciamos momentos marcantes e construtivos, unindo a comunidade em prol do desenvolvimento e crescimento sustentável da cidade.

As discussões sobre mobilidade urbana trouxeram propostas inovadoras, destacando a importância de soluções eficientes para tornar o trânsito mais fluido e promover o uso de meios de transporte sustentáveis. A abordagem sustentável ganhou destaque, com ideias para implementar práticas e tecnologias ecologicamente conscientes na construção e manutenção de infraestruturas, visando um futuro mais verde e resiliente.

As audiências abordaram a importância de espaços habitacionais bem planejados, promovendo não apenas moradias, mas ambientes que contribuem para a qualidade de vida dos moradores. Já a diversidade cultural e o potencial turístico da cidade ganharam sugestões para fortalecer iniciativas que valorizem a identidade local e atraiam visitantes, impulsionando a economia de Santana do Paraíso.

Os diálogos sobre atividades econômicas foram enriquecedores, destacando a necessidade de incentivos e apoio para empreendedores locais, fomentando o desenvolvimento econômico da região. Durante a semana de audiências públicas em Santana do Paraíso vivenciamos a jornada de participação ativa, ideias inspiradoras, acima de tudo, a força e união da comunidade. As experiências compartilhadas durante essa semana moldarão o caminho para um futuro mais promissor e inclusivo para todos os cidadãos de Santana.

Agradecemos a todos que contribuíram, participaram e dedicaram seu tempo para construir juntos as bases de um Santana do Paraíso ainda mais extraordinário. Essa é apenas o início de uma jornada coletiva rumo a um futuro vibrante e sustentável.

  • ETAPA 01: Audiência inaugural do projeto (18/10/2023) – Concluído
  • ETAPA 02: Constituição da Comissão Técnica – Concluído
  • ETAPA 03: Constituição do Núcleo Gestor – Concluído
  • ETAPA 04: Capacitação do Núcleo Gestor (17/10/2023) – Concluído
  • ETAPA 05: Oficinas temáticas (Leitura comunitária) – Em andamento
    As reuniões serão realizadas de forma setorizada
    Setor Industrial
    Setor Central
    Setor Cidade Nova
    Setor Ipaba
    Setor Bela Vista
    Setor Parque Caravelas
    Setor Águas Claras
  • ETAPA 06: Elaboração da Minuta do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo

    A partir dos Diagnósticos e das Oficinas com as comunidades serão elaborados propostas e diretrizes para as Áreas de Diretrizes Especiais. Essas diretrizes serão formuladas a partir das potencialidades, fragilidades, tendências, condicionantes, restrições e carências identificados na etapa anterior. O desenvolvimento dos trabalhos conduz à proposta de zoneamento e elaborada a minuta do projeto de lei.

  • Etapa 07: Consolidação e encaminhamento dos projetos do Plano Diretor da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo e encaminhamento par a Câmara Municipal de Santana do Paraíso/Minas Gerais

    Nesse momento haverá a consolidação das minutas de lei do Plano Diretor e da Lei de uso e ocupação do solo.
  • Etapa 08: Audiência pública para apresentação do Plano Diretor e Da Lei de Parcelamento, uso e ocupação do solo

Você pode conversar com a GEOLINE pelos contatos: 
E-mail: planodiretorsantanadoparaiso@gmail.com
WhatsApp: (31) 98367-7947