ANÁLISE, MEDIÇÃO E MONITORAMENTO

AGRIMENSURA

A Engenharia de Agrimensura é área responsável para analisar dados geográficos e por medir, monitorar e definir espaços territoriais físicos, utilizando-se de ciências e tecnologias. A sua presença tem se tornado essencial em diversos setores, desde o planejamento até a conclusão de inúmeras obras urbanas.

A agrimensura utiliza de instrumentos da topografia e da geodésia para alcançar os melhores resultados, além de utilizar aspectos legais para a regularização fundiária, georreferenciamento urbano e rural, parcelamento, desmembramento de terrenos, reserva legal, entre outros.

Devido ao avanço da tecnologia, esta área da engenharia proporciona maior precisão aos trabalhos realizados, gerando dessa forma produtos mais confiáveis e de qualidade.

A Geoline conta com ferramentas de qualidade para entregar o melhor produto para seus clientes dentre eles estão equipamentos como drones, scanners 3D, estações totais, RTK, receptores GNSS, softwares, entre outras tecnologias, além de vários profissionais experientes e capacitados.

Dentre as áreas da Engenharia de Agrimensura, estas são algumas especialidades que a Geoline possui em seu portifólio:


Georreferenciamento Urbano e Rural

O georreferenciamento de imóveis é utilizado para definir e caracterizar imóveis através de levantamentos topográficos, afim de delimitar suas características geográficas no plano de referência utilizado no Brasil, sem risco de sobreposição. O mesmo colabora para o controle de cadastro e garantir os direitos de cada imóvel e regularização do mesmo junto ao cartório e órgãos de fiscalização.


Levantamento topográfico e geodésico

O levantamento topográfico é um conjunto de medições que são realizadas em um terreno com o objetivo de representar em planta todos os acidentes geográficos e perímetro do imóvel bem como todas as características relevantes do imóvel.

É de suma importância a realização do levantamento topográfico para a execução de qualquer obra, pois este é um instrumento essencial que serve como base para o planejamento e execução de atividades a serem realizadas no terreno.


Levantamento aerofotogramétrico

O levantamento aerofotogramétrico tem como resultado fotografias aéreas que oferecem dados de um determinado local com maior assertividade e eficácia. É realizado através de aeronaves, podendo ser tripuladas ou não tripuladas, acoplado com uma máquina fotográfica especializada para capturar imagens de qualidade e GNSS. Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização de drones, pois apresenta um melhor custo-benefício com resultados de imagens bem detalhadas.

Este serviço é muito utilizado para fins de mapeamentos e, por tanto, pode ser utilizado em diversas áreas tais como levantamento topográficos, agricultura de precisão, volumetrias, monitoramento de barragens, entre outras aplicações.


Construção Civil – acompanhamento de obras

A topografia é uma ferramenta de grande valor no acompanhamento de obras, afim de verificar se a execução está alinhada ao planejamento, identificando possíveis falhas ou deslocamento do projeto.


Cadastro Técnico Multifinalitário

O Cadastro Técnico Multifinalitário tem se tornado cada vez mais necessário nos dias atuais para atualização de dados que auxiliam no planejamento urbano, que auxiliam na avaliação socioeconômica da população e análise do uso e ocupação do solo de áreas urbanas, entre outras finalidades.


Sistema de informações geográficas (SIG)

O Sistema de Informações Geográficas – SIG é o produto de um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações sobre o espaço geográfico, sendo o seu produto final mapas temáticos, cartas topográficas, imagens de satélites, gráficos e tabelas. Esses produtos são utilizados para a análise e avaliações de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais.