CONHEÇA AS 6 FERRAMENTAS BASTANTE UTILIZADAS PARA MEDIÇÕES EM OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.


As ferramentas para engenheiro civil são essenciais para a melhor realização do seu trabalho. Afinal, é por meio delas que se verifica a compatibilidade da obra e suas conformidades com o projeto em questão.
Listamos nesse post as 6 ferramentas de medição para engenheiro civil que não podem faltar ao executar um projeto, obra ou manutenção de qualquer magnitude:

1. Esquadro
Essa é uma das ferramentas de medição mais importantes para o dia a dia, pois permite a verificação dos ângulos da construção.

2. Prumo
É utilizado em conjunto com o esquadro para verificar se as paredes e colunas estão construídas adequadamente com um ângulo de 90°.

3. Paquímetro
Tem como principal função fazer a medição de profundidade, diâmetros e ressaltos. O paquímetro é usado na área hidráulica ou mecânica, para medir canos, parafusos e roscas.

4. Escalímetro
É utilizada na interpretação de plantas, auxiliando na transformação de escalas, afinal cada uma de suas faces possui escalas diferentes. Desse modo, é possível realizar um projeto em vários tamanhos diferentes, sem mudar suas medidas reais

5. Trena
As trenas são utilizadas para a medição de objetos ou superfícies em geral. Geralmente, os engenheiros civis optam por utilizar uma trena a laser, capaz de medir distâncias maiores e com mais precisão.

6. Medidores de umidade
É utilizada com mais frequência na conclusão da obra, com a finalidade de encontrar possíveis problemas causados pela umidade, dificuldades que não podem ser identificadas a olho nu. Ela funciona a partir de imagens térmicas, sem que seja necessário, por exemplo, quebrar paredes e danificar a obra.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *